Hoje, parecem-nos coisas do arco da velha. mas essa mão mecânica deve ter sido uma grande invenção na época, não é verdade amigo, Zé Maria? Suponho que serviria para indicar a mudança de direcção do veículo, ou não? Se estiver enganada e não se importar, gostaria que me informasse. Fico impressionada com a quantidade de imagens e de informações que possui de coisas tão antigas e invulgares. Beijinho.
Esta é mesmo do arco da velha. Mas não entendi a parte do texto que diz "diminuição da marcha sem que o chauffeur necessite mudar de posição". Afigura-se-me que serviria mais para uma mudança de direcção. Eu próprio já tive que recorrer ao braço esquerdo de fora numa altura em que tinha o "pisca" esquerdo do meu carro fundido. :)) Abraço.
Penso que a mãozinha serviria mesmo para sinalizar o abrandamento e a paragem, ou seja, para fazer a vez das actuais luzes vermelhas de STOP. Quando tirei a carta - em 1985 - ainda aprendi a sinalizar a travagem, na falta de luzes, com a mão esquerda fora da janela, palma voltada para baixo e movimentos oscilatórios de cima para baixo. A mudança de direcção seria assinalada com as mãos do respectivo lado, palma voltada para a frente e braço estendido (sem outro movimento). Penso que as setinhas que abriam em asa a partir dos pilares (B) - entre a porta da frente e a de trás - para indicar a mudança de direcção, ainda são posteriores a esta geringonça. Isto sou eu a imaginar, não posso dar a certeza de nada. Beijos e abraços.
Hoje, parecem-nos coisas do arco da velha. mas essa mão mecânica deve ter sido uma grande invenção na época, não é verdade amigo, Zé Maria?
ResponderEliminarSuponho que serviria para indicar a mudança de direcção do veículo, ou não?
Se estiver enganada e não se importar, gostaria que me informasse. Fico impressionada com a quantidade de imagens e de informações que possui de coisas tão antigas e invulgares.
Beijinho.
Esta é mesmo do arco da velha. Mas não entendi a parte do texto que diz "diminuição da marcha sem que o chauffeur necessite mudar de posição". Afigura-se-me que serviria mais para uma mudança de direcção. Eu próprio já tive que recorrer ao braço esquerdo de fora numa altura em que tinha o "pisca" esquerdo do meu carro fundido. :))
ResponderEliminarAbraço.
Penso que a mãozinha serviria mesmo para sinalizar o abrandamento e a paragem, ou seja, para fazer a vez das actuais luzes vermelhas de STOP. Quando tirei a carta - em 1985 - ainda aprendi a sinalizar a travagem, na falta de luzes, com a mão esquerda fora da janela, palma voltada para baixo e movimentos oscilatórios de cima para baixo. A mudança de direcção seria assinalada com as mãos do respectivo lado, palma voltada para a frente e braço estendido (sem outro movimento). Penso que as setinhas que abriam em asa a partir dos pilares (B) - entre a porta da frente e a de trás - para indicar a mudança de direcção, ainda são posteriores a esta geringonça. Isto sou eu a imaginar, não posso dar a certeza de nada.
ResponderEliminarBeijos e abraços.