quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Negativos!



     Saqueta de negativos 6x9cm de meados do Séc. XX.
     Os negativos eram entregues ao cliente juntamente com as fotografias. Geralmente eram guardados e não voltavam a ser vistos, mas a necessidade de replicar fotos para oferecer, por ex., fazia com que voltassem ao laboratório para serem projectados sobre papel sensível, em câmara escura, dando origem a novas fotografias. A passagem de negativo a positivo é em si um processo fotográfico, onde se pode refazer o enquadramento, dar mais ou menos exposição, usar papel brilhante ou mate, com mais ou menos grão, etc.
      Pelo actual processo de fotografia digital, as fotografias antes de impressas em papel, residem num suporte de dados. A maior parte das pessoas não tem, nem entre as suas mais leves preocupações, a conservação dos ficheiros informáticos. Apesar de nunca ter sido tão fácil fotografar como na actualidade, em que qualquer telemóvel tem uma câmara fotográfica, é possível que uma grande parte das fotografias que se fazem, não perdurem por mais de meia dúzia de anos; é pena!

4 comentários:

  1. Queres saber de uma coisa? Tenho em casa centenas de fotografias antigas e apenas meia dúzia de "papéis revelados" a partir de arquivos digitais. Começo a desconfiar que nada substitui o analógico. Penso o mesmo em relação às edições discográficas.
    Desejo-te um feliz Natal. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou já a passar um forte revivalismo; cada vez mais me entrego à audição de LP's e até ando a tentar "ressuscitar" uma mesa de digitalização antiga que lê negativos. Desejo-te um Grande e Feliz Natal :))

      Eliminar
  2. Ah, as coisas boas que se vão perdendo com a evolução dos tempos!:)

    Feliz Natal, Zé Maria!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar