domingo, 6 de janeiro de 2013

O Número de Ouro





A intensidade da conhecida força electromagnética entre dois electrões, por exemplo, expressa-se em física em função de uma constante denominada «constante de estrutura fina». O valor desta constante, quase exactamente 1/137, intrigou muito as gerações de físicos. Uma anedota sobre o famoso físico inglês Paul Dirac (1902-1984), um dos fundadores da mecânica quântica, diz que, quando chegou ao Céu, lhe foi permitido fazer uma pergunta a Deus. A sua questão foi: «Porquê 1/137?»
               A sucessão de Fibonacci contém ainda um número absolutamente espantoso – o seu décimo primeiro número, 89. O valor de 1/89 em representação decimal é igual a 0,011 235 95 … Suponhamos que reordenávamos os números de Fibonacci 1, 1, 2, 3 , 5, 8, 13, 21, … como fracções decimais da seguinte forma:


O NÚMERO DE OURO
Título original: The Golden Ratio - The Story of Phi, the World´s Most Astonishing Number
Mario Livio, 2002
Gradiva
Tradução: João Nuno Torres

2 comentários:

  1. Acho que vou mostrar este post a uma certa pessoa que conheço. ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a acabar de ler. Trata-se de história da matemática tendo como fio condutor o número "fi", um estranho número irracional (como o pi), que está presente nas coisas mais comuns e dá origem a cálculos interessantíssimos, desde os de ordem prática aos mais elevados devaneios da abstracção matemática.
      :)

      Eliminar