quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Jesus, Rei



Isso de haver ou não haver coincidências, é um território escorregadio, que ora traz ao de cima a crença no touro e o temor ao trovão, ora cega o mais evidente e reduz tudo pó.
Não havia dois dias, o meu pai chegou-se ao meu pé com uma moeda na mão a que dedicava uma especial atenção:
- Donde é esta moeda de um euro com a figura de Nosso Senhor Jesus Cristo?
- Itália; não é o nosso senhor, é um desenho do Leonardo da Vinci, o homem de Vitrúvio, que representa a figura do homem com as medidas ideais.
- Pois…
Os setenta e seis anos de idade têm-lhe deixado um belo e espaçoso campo de manobra. A visão, mesmo corrigida, já perdeu a paciência para “rodriguinhos” com pouco mais de um centímetro de diâmetro.
A viajar em recreio por Trás-os-Montes, dei por mim no santuário mariano de Cerejais. Não uma pequena capela pintada de branco, perdida no alto de um cabeço, de porta fechada e a secar ao sol impiedoso em solo poeirento. O santuário de Cerejais é grande, tem as portas abertas, está repleto de vitrais coloridos por onde entra a limpa luz que ilumina a vidraria colorida e azulejos com representações da Senhora, dos pastorinhos, das visões e da fé de Fátima. O exterior da capela é tratado e ajardinado; na parede sul foi-lhe acrescentado um altar para celebrações campais, servido por uma praça empedrada que tem ao fundo uma imagem de Jesus Cristo.
A imagem de Jesus Cristo que domina o espaço para celebrações ao ar livre do santuário de Cerejais, não representa Jesus de forma costumeira. Jesus não é representado crucificado ou em pose piedosa, nem flutuante, nem proclamativo, nem menino…
No santuário de Cerejais, há uma representação do Filho de Deus como tal: forte, afirmativo, de braços abertos mas sem madeiro humilhante, de queixo levantado, em posição estável com os pés afastados, perfeito, poderoso, Rei.
Ao pé do Jesus do santuário de Cerejais o “Homem de Vitrúvio” é um boneco antropométrico.
A base da escultura ostenta:
- Cristo vence, Cristo impera, Cristo reina.






2 comentários:

  1. Olá Zé Maria.
    Coincidência ou não, é assim que me agrada pensar na figura de Cristo-Rei! Sem coroa de espinhos, cruz carregada penosamente nem crucificado.
    Gostei muito da descrição que faz do Santuário de Cerejais, com as portas abertas aos visitantes que por lá passam.
    Uma coisa que me incomoda é, ao visitar qualquer localidade, ver as Capelas e Santuários de portas trancadas a sete chaves. Tudo devido ao receio da pilhagem que grassa por todo o lado.

    Achei imensa piada à confusão que o senhor seu Pai fez com a imagem expressa na moeda do euro italiano.:))

    Beijinho Zé Maria. Espero que esteja tudo bem consigo.

    Janita

    ResponderEliminar
  2. A Janita já disse tudo. :)))
    Um grande abraço

    ResponderEliminar