sábado, 29 de setembro de 2012

Ai, flores...


-Ai flores, ai flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo!
     Ai Deus, e u é?

Ai, flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!
     Ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pos comigo!
     Ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado
aquel que mentiu do que mi ha jurado!
     Ai Deus, e u é?

-Vós me preguntades polo voss'amigo,
e eu ben vos digo que é san'e vivo.
     Ai Deus, e u é?

Vós me preguntades polo voss'amado,
e eu ben vos digo que é viv'e sano.
     Ai Deus, e u é?

E eu ben vos digo que é san'e vivo
e seerá vosc'ant'o prazo saído.
     Ai Deus, e u é?

E eu ben vos digo que é viv'e sano
e seerá vosc'ant'o prazo passado.
     Ai Deus, e u é?
                      
    (Dom Dinis)

Pinha de pinheiro bravo em diferentes estados de abertura

Os dois lados de uma semente de pinheiro bravo



Curiosidade: As pinhas têm a capacidade de abrir e fechar as suas folhas, segundo as condições meteorológicas. Se o tempo está chuvoso, as pinhas fecham-se totalmente para proteger as sementes; se o tempo está seco elas abrem-se até soltarem as sementes, quando maduras, que voarão ao vento usando a delicada asa. Esta capacidade de abrir e fechar mantem-se por alguns anos, mesmo nas pinhas armazenadas.
 


2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=A5l-EMZ5JeQ

    ;))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito. É claro, se é uma cantiga é para se cantar. É uma violência pôr um miúdo de 12 anos a ler uma coisa destas para a turma. Estraga a cantiga d'amigo e estraga o puto!
      ;)

      Eliminar