quinta-feira, 26 de julho de 2012

Santa Bárbara


            Santa Bárbara é protectora contra os relâmpagos e tempestades, e padroeira dos artilheiros, dos mineiros e de todos quantos lidam com o fogo.

João Saraiva (1866 - 1948)

            Daqueles que só atendem ao que é realmente importante quando se vêm aflitos, diz-se que:

"Só se lembram de Santa Bárbara quando troveja."

2 comentários:

  1. A minha falecida avó citava muitas vezes esse ditado. A lenda propriamente dita também desconhecia. Vou investigar um pouco.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma lenda de faca e alguidar. O próprio pai mata a filha... Bárbara mantém-se fiel à sua fé até ao fim... O n.º "três" é carregado até ao máximo em significação. A morte, a vingança, a tortura, a mutilação, a luta de classes, o poder, a revolução intelectual, aparece tudo misturado e macerado como só poderia vir numa história arrastada desde o Séc III até aos dias actuais, em que a humanidade atingiu o conhecimento que se sabe, com a distribuição conhecida. Eu gostava de conhecer as partes mais históricas ou mais verosímeis, mas parece-me estar tudo muito envolvido nas névoas dos séculos.
      Gosto muito do nome "Bárbara" e do conceito de uma Santa que tem mão no trovão e no fogo. O Critianismo tem um imaginário associado muito bonito e imenso.
      Abraço.

      Eliminar