sexta-feira, 6 de julho de 2012

Moral


NOÇÕES DE MORAL
Livro do ensino primário de Florentino Borges (Prof. Primário)
Livraria Fernandes – 1912
Preço de capa: 120 Réis

...
A Consciência e a educação
A consciência sem a educação é como a terra sem agricultura. É necessário educar a consciência afim de a esclarecer e guiar. – É essa a missão da moral.
A moral cultiva a consciência, como o lavrador cultiva e fecunda a terra. É ela que nos ensina a distinguir claramente os nossos deveres.
            Neste sentido a moral carece dos bons exemplos de nossos pais, de nossos irmãos, de todos os nossos semelhantes.
            ...
            Chegado aqui, e agora sou eu (jmp) a falar, fui confrontado com a dúvida se os parlamentares e membros do governo poderão ser considerados nossos semelhantes. São, não são - são, não são, não são nada! E não sendo está tudo bem...





1 comentário:

  1. Meu caro amigo Zé Maria
    Claro que os parlamentares não são nossos semelhantes. Vale a pena "perderes" 18 minutos do teu tempo para veres este vídeo e confirmares aquilo que já todos sabemos:

    http://videos.sapo.pt/kzZH4Ua8qCjuDPNQkL9a

    Claro que a moral faz falta. (Os políticos desconhecem essa palavra). Nos meus tempos da Escola Preparatória frequentei a disciplina de Religião e Moral e também frequentei a catequese na Igreja da Nossa Senhora da Lapa aqui na Amadora. Todas as pessoas que conheço actualmente e que tiveram essa educação religiosa são hoje pessoas bem formadas a nível cultural e dotadas de grande intelecto. Algumas dessas pessoas são minhas amigas desde os tempos de infância. Amigos que gostam tanto dos políticos como eu, ou seja, nada! Gente com quem dá gosto falar porque souberam educar bem a consciência.

    Para rematar, quero dar os parabéns ao meu amigo por esta publicação extremamente inspiradora acerca da consciência e da educação.
    Grande abraço! :)

    ResponderEliminar